sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Guia de Reprodução para Hamsters - O Início

Guia de Reprodução para Hamsters


Está querendo dar a seus hamsters a alegria de serem pais? Este tutorial irá te ajudar, e muito, a cumprir essa façanha com segurança!


1 - O Início

Uma das primeiras questões que surgem quando se fala em procriação é "quando deve acontecer?". Mas, começando por esta pergunta, você vai se embananar todo, acredite! A primeira pergunta que você deve responde é: "Eu quero mesmo isso?". Veja, fazer hamsters se reproduzirem pode ser algo fácil na teoria, mas na prática é exaustivo! Por isso, você quer mesmo procriar seus hamsters? Se a resposta for SIM, bem vindo ao Guia de Reprodução para Hamsters!



1.1 - A Hora Certa

Qual a idade perfeita para sua hamster ter filhotes? Após a sexta semana de vida, sua hamster está pronta para engravidar. Biologicamente ela está pronta. Mas é válido fazer isso? Assim como uma menina de 13 anos não deve engravidar, ainda que já possa, uma hamster tem o tempo certo para o início da vida materna. Caso você não respeite esse tempo, o crescimento da mãe será interrompido e os filhotes serão débeis, doentes ou até mesmo mal formados. Aguarde um pouco!

Se você quer mesmo que ela tenha lindos filhotes, tenha em mente algo como 4 a 6 meses para a primeira gravidez. Se quiser tentar de novo, aguarde até quatro meses após a primeira gravidez (contando a partir do dia que sua hamster deu a luz). E se você está certo que sua hamster deve ter filhotes, faça isso antes dos 6 meses de vida. Após este período sem uma primeira gravidez, podem ocorrer complicações no parto. Darei mais ênfase ao assunto no capítulo 6.



1.2 - Gaiola

Sua mascote não deve conceber suas crias em qualquer gaiola. Algumas delas podem oferecer perigos para os filhotes e para a própria mãe. Para que tudo saia bem, sugiro que você providencie um aquário, pois não possui aberturas laterais nem outros perigos à mãe e aos filhotes.


Caso você não consiga providenciar um aquário, por qual motivo for, a gaiola convencional servirá, desde que sejam tomadas algumas precauções. Verifique se a gaiola possui alguma espécie de proteção lateral pela qual os filhotes possam escapar. Se não houver nenhuma proteção, os filhotes irão cair. Mas esta não é a pior parte. Se você pegá-los e colocar de volta na gaiola, a mãe não reconhecerá o cheiro e passará a ignorar o recém-nascido, condenando-o a morte. 


E se você pensa que ela vai dar a luz no ninho, pode tirar o cavalinho da chuva! De uma hora para outra sua hamster pode resolver dar um passeio pela gaiola para ver a diversas paisagens, e dar a luz a um filhote em cada canto. Atenção: não faça absolutamente nada! A mãe sabe o que está fazendo e irá reunir os filhotes todos, não interfira!


1.3 - Cópula

Esta parte é relativamente fácil. Saiba que a hamster tem seu período fértil a cada 4 dias, então você tem boas chances de obter algum resultado. Agora, você deve optar por duas alternativas:


a) Coloque a sua hamster na gaiola do macho. Não coloque o macho na gaiola da fêmea, pois uma luta livre pode começar. Caso haja briga, use uma luva para separar seus hamsters, pois eles podem morder você! Deixe os seus bichinhos lá por uns 20 minutos, e caso não haja nada, tente novamente outro dia. 


b) O segundo método que você pode tentar é colocando-os num território neutro. Pode ser uma bacia, caixa de sapatos, ou até mesmo na grama. Mas fique de olho neles sempre!


No começo, o macho irá cheirar a fêmea. Se ela estiver afim, vai "congelar" e esperar a hora H. Se o hamster for virgem, talvez demore um pouco pra ele entender como é que a coisa funciona, mas se a fêmea tiver paciência, tudo vai fluir naturalmente.


1.4 - Funcionou?

Se você seguiu essas dicas, então sua hamster terá filhotes em 16 dias. Quem dera a natureza fosse tão pontual assim.

Para saber se tudo foi como tinha que ser, aguarde no mínimo 10 dias. Sua hamster vai ficar "gorda" e as mamas ficarão salientes. Confere? Ótimo, rumo ao próximo capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu a postagem? Faça um comentário, mostre sua opinião! =D