sábado, 4 de agosto de 2012

Guia de Reprodução para Hamsters - Gravidez

Guia de Reprodução para Hamsters


Segundo capítulo da nossa jornada! Dessa vez, abordaremos o tema "Gravidez". Como proceder perante sua hamster grávida? Quais cuidados devem ser tomados?

2 - Gravidez

Se você seguiu o primeiro capítulo deste tutorial e teve êxito, então está chegando a hora de tomar mais cuidados com sua hamster! Durante a gravidez, assim como nas mulheres, o corpo da sua Pet começa a mudar um pouco. Você notará na barriga dela as mamas ficando mais salientes, além de um crescimento rápido do corpo. Isso fará com que você ache que ela está gorda e precisa de uma dieta, quando na verdade está formando pequenas vidas dentro de si! Mas para que essas vidas se desenvolvam bem e nasçam da melhor maneira possível, devemos começar por um tópico essencial: a dieta!

2.1 - Dieta

Uma dica importante para você é que os hamsters são animais de rápida, e grande, reprodução. Em um só ninhada podem nascer até (pasmem) 18 filhotes! Porém o número de crias varia com a idade de sua ham, alimentação e saúde. Mas para que não sejam apenas muitos, mas saudáveis, você deve ministrar uma dieta reforçada em nutrientes, vitaminas e minerais para que tudo ocorra bem. 

Lembre-se que você não vai substituir a dieta atual por uma nova, e sim complementar, e pode começar a ser dada para sua ham um dia após a cópula. 

Continue dando a ração que sempre deu, e acrescente os seguintes itens em pouca quantidade:

1- Ração de gato: é uma ração bastante nutritiva (sabor peixe). Misture à ração do seu Pet na proporção 1:1. 

2- Ovo cozido: nem muito duro, nem muito mole. Dê apenas 1/4 de ovo para sua ham.

3- Miolo de pão: de preferência molhado no leite morno. 

2.2 - Outros cuidados

1) Deixe sua hamster em paz
2) Não leve para passear
3) Não brinque com ela
4) Não a incomode de qualquer maneira
5) Não deixe faltar água nem comida, mas não exagere na quantidade.

2.3 - Quase lá

Vale lembrar que a gestação do hamster sírio dura em média 16 dias, porém não se espante se o parto acontecer no 17º ou 18º dia. As vezes atrasa um pouquinho mesmo. Mas mesmo se depois de 18 dias os filhotes não tiverem nascido, pode acontecer da gestação ser apenas psicológica ou terem ocorrido problemas inesperados durante o parto. De qualquer forma, não entre em pânico, pois caso os filhotes não nasçam, eles serão absorvidos para o corpo da mãe sem efeitos colaterais. 

Não se esqueça: dois dias antes do esperado para o nascimento dos filhotes, faça uma limpeza geral na gaiola. Lave o pote de comida e água, limpe a bacia, troque a maravalha e deixe tudo brilhando. Ah, não se esqueça de tirar a rodinha de exercícios!

Depois de seguir estas preciosas dicas, está quase tudo pronto. Não se esqueça de colocar um pouco a mais de maravalha do que de costume, para que o ninho possa ser feito. Se está tudo nos trinques (confira bem) está chegando a hora do parto! Não perca a próxima etapa!

2 comentários:

  1. Minha hamster está muito agitada ultimamente, comendo muito e algumas tetas bem grandinhas. Comprei ela a poucos dias e acho que ela está gravida isso é um sinal que ela tá gravida? POR FAVOR! SOCORRRRROO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, pode ser um sinal sim! Siga o guia postado aqui no blog caso tenha mais dúvidas, ele está bem completo e garanto que você se sairá bem!

      Excluir

Curtiu a postagem? Faça um comentário, mostre sua opinião! =D